Os consultores políticos sempre foram indispensáveis nas campanhas eleitos. Da elaboração de uma mensagem política eficiente à gestão de crises pessoais e institucionais, os consultores políticos desempenham papel fundamental na eleição e manutenção da imagem pública e das atividades legislativas e partidárias de seus clientes. Contudo, com as recorrentes crises financeiras a nível mundial, incluindo a crise da pandemia de COVID-19, e com o surgimento das mídias sociais o cenário da atividade se alterou drasticamente na última década. Nesse contexto, qual o futuro para a consultoria político?
Eleições em um mundo digital
As recentes campanhas políticas nos Estados Unidos, na América Latina e na União Europeia mostraram que uma nova forma de comunicação política foi criada. A ênfase dada ao engajamento digital e a na comunicação orientada por dados foi resultado da crescente eficácia desses métodos na elaboração de mensagens políticas para o grandes públicos, aplicando a totalidade do cenário eleitoral. Quer se trate de uma campanha a presidente, a governador, ou mesmo a senador, deputado federal ou estadual, prefeito ou vereador, a maioria dos políticos espera poder se valer das novas ferramentas digitais. Cada vez mais, todos estão conscientes de que não se pode alcançar o objetivo eleitoral sem construção de engajamento e somente pelos canais tradicionais de comunicação, como televisão ou rádio, isso não é mais possíveis. Ao contrário, é necessário construir uma presença digital e engajar os eleitores, cada vez mais jovens e acostumados com o universal digital. Você está preparado? Sua equipe está preparada?
O candidato e a Internet: desafio para o presente e para o futuro
As redes sociais afetaram profundamente a vida de todos e, em especial, a vida de candidatos a cargos políticos e de políticos experientes, constituindo um desafio para o presente e para o futuro das campanhas. Esse impacto é perceptível de duas maneiras principais. Em primeiro lugar, não existe mais, claramente, a linha que separa a vida pessoal da vida pública do candidato, cada vez mais o virtual invade o espaço privado e essa distinção deixa de existir. Em segundo lugar, tornou-se possível arrecadar virtualmente quantias substantivas para o financiamento de campanhas que, em outros momentos, teriam grande dificuldade de se sustentar, isso graças ao tipo de conexão própria das redes sociais, capazes de alcançar e conectar pessoas em pontos remotos do território.
Assim, as mídias sociais tiveram um grande impacto na forma como as campanhas são conduzidas. Elas criaram novas ferramentas e novos para os candidatos, bem como novos desafios e oportunidades para consultores políticos. Com a substituição da televisão e do rádio como os principais meio de comunicação político, as mídias sociais , particularmente o Facebook, o Twitter, e o Instagram, se tornaram peça central da comunicação cotidiana do candidato com seus eleitores. Agora, é praticamente impensável os candidatos políticos não terem presenças ativas nessas rede.
O futuro da consultoria política
A consultoria política está passando por grandes mudanças. O aumento das plataformas digitais e dos gastos externos tornou obsoletas algumas suposições tradicionais sobre a comunicação política. As novas tecnologias estão abrindo novas e incríveis oportunidades para a consultoria política. A inteligência artificial e os sistemas metrificados de análise de dados estão revolucionando a forma como as campanhas são conduzidas. Veículos de campanha autônomos em breve serão comuns e poderão ser uma mudança de jogo para as campanhas. Aqueles que não estiverem preparados, sem uma equipe qualificada e apta a manejar essas novas ferramentas não terão chances nesse novo cenário que veio para ficar
Nesse sentido, o futuro da consultoria política será pela inovação tecnológica constante. As novas tecnologias estão tornando as campanhas políticas mais eficientes e eficazes. Melhores dados e análises estão abrindo novos caminhos para alcançar e engajar potenciais eleitores. Novas plataformas e fontes de financiamento estão reduzindo o custo de dirigir uma campanha séria. E, mais criticamente, as mídias sociais alteraram a maneira como as campanhas são conduzidas, colocando o poder de volta nas mãos das pessoas, que são capazes de acompanhar de perto seus representantes.
Agora, mais do que nunca, é importante que os candidatos entendam a importância de uma equipe qualificada, interdisciplinar, modernizada. Quer você seja um político eleito ou um aspirante a político, estas considerações devem te recordar da importância de considerar esse novo cenário com todas as suas implicações. Você está preparado? Nós estamos aqui para te auxiliar nesse caminho!
Seja bem-vindo(a) à Hemera Consulting.
Camilo Araujo.